Serão abordados estudos nas áreas de manejo e fertilidade do solo, escolha de híbridos, manejo de pragas e doenças.
A Fundação MS realizará no próximo mês de novembro, o circuito de palestras de Apresentação de Resultados – Sistemas de Produção 2ª Safra. O evento deste ano fará uma abordagem abrangente quanto à segunda safra, apresentando resultados sobre culturas como o sorgo, mantendo o milho safrinha como cultura principal.
Os pesquisadores também abordarão estudos do Programa de Enfrentamento à Viroses e Enfezamentos de Mato Grosso do Sul (Previne MS), com monitoramento da cigarrinha-do-milho em Mato Grosso do Sul, eficiência de inseticidas químicos e biológicos no combate à praga e tolerância dos híbridos ao CMV (Complexo de molicutes e viroses).
Com as informações obtidas nas Palestras, produtores podem elaborar estratégias utilizando-se dos resultados de pesquisa sobre adubação, plantas daninhas, pragas, doenças e posicionamento de híbridos.
O evento é voltado para produtores rurais, profissionais da área e estudantes, tendo como objetivo demonstrar o que há de melhor no mercado para melhoria da produtividade das lavouras de 2ª safra em ambientes diversificados. Considerando uma série de fatores que influenciam o desempenho das culturas no campo, é necessário atentar-se aos desafios e buscar alternativas que proporcionem melhores condições da fertilidade à escolha de materiais, passando pelo manejo de pragas e doenças.
A Apresentação de Resultados faz parte da estratégia da Fundação MS de possibilitar acesso às informações de pesquisa para obter resultados mais efetivos, minimizando perdas e aumentando a rentabilidade. “A informação chega de uma forma muito ágil e prática. Isso vai permitir que o produtor possa utilizar as tecnologias que já estão comprovadas de maneira muito rápida”, disse o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes.
Investimentos em pesquisa permitem que os melhores produtos cheguem ao campo, possibilitando maior produtividade. O resultado é a adaptabilidade da cultura em um possível cenário previsto pelo produtor, considerando, principalmente, análises climáticas. “O resultado no campo é dado por uma interação de três fatores: produtividade, preço de venda e custo de produção. E todo o trabalho de pesquisa que a Fundação MS realiza está impactando em dois fatores: o aumento da produtividade e a redução do custo de produção”, explicou Mendes.
O circuito de palestras percorrerá 6 municípios de Mato Grosso do Sul. Dia 08/11 em Dourados, 09/11 em Rio Brilhante, 10/11 Maracaju, 17/11 Anaurilândia, 18/11 Ivinhema e 22/11 São Gabriel do Oeste.
Para fazer a inscrição e participar da Apresentação de Resultados – Sistemas de Produção 2ª Safra, acesse https://www.fundacaoms.org.br/agenda/
Programação completa:
07 horas – Credenciamento
07h30min
Dr. Douglas de Castilho Gitti
Magnésio no perfil do solo e seus benefícios à produtividade do milho safrinha.
Nitrogênio em aplicação via solo e foliar no milho safrinha.
Bactérias solubilizadoras de fósforo no sistema de produção soja e milho safrinha.
08h30min
Dr. André Luis Faleiros Lourenção
Posicionamento de híbridos de milho para safrinha 2023.
Híbridos tolerantes ao complexo de molicutes e viroses (Programa Previne).
Posicionamento de híbridos de sorgo para safrinha 2023.
09h35min – Intervalo
09h50min
Dra. Ana Claudia Ruschel Mochko
Manejo do complexo de manchas foliares no milho.
Sintomas de molicutes e viroses na cultura do milho e mapeamento da doença no estado de Mato Grosso do Sul.
10h40min
Dr. Luciano Del Bem Júnior
Alternativas no controle de buva em pré-semeadura da soja.
Dinâmica populacional e estratégias de manejo da cigarrinha-do-milho.
Controle químico do percevejo barriga-verde na cultura do milho.