Em três dias de evento, Cooperativa reuniu mais de 1.500 visitantes
Com a programação alinhada às palestras do Showtec, a parceria entre a Fundação MS e a Copasul entregou muito mais que o prometido. Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense apresentou um estande temático com uma programação de profissionais e pesquisadores de renome, debatendo os desafios e as perspectivas da produção de grãos. A cooperativa teve programação própria de palestras e debates em seu estande e reuniu mais de 1.500 visitantes ao longo de três dias de evento
Segundo o gerente corporativo do departamento agronômico da Copasul, Anderson Luis Guido, a parceria pode proporcionar uma maior visibilidade para os temas ligados ao agronegócio e visa fortalecer a troca de conhecimentos, promover o avanço tecnológico e contribuir para o crescimento sustentável do setor no estado.
“Estes grandes nomes da pesquisa, da produtividade do agro brasileiro, estão à disposição no nosso estande. A cada dia que passa precisamos ser mais técnicos e profissionais na nossa área que é a produção rural. Então a Copasul traz este momento para esta feira como ponto de convergência entre a necessidade que temos e o que temos à disposição”, explica.
Para Luciano Muzzi, presidente da Fundação MS, é importante unir esforços para impulsionar ainda mais a produtividade e a competitividade do agronegócio no Mato Grosso do Sul. Ambas as instituições compartilham o compromisso com a inovação e a busca contínua por soluções que atendam às demandas dos produtores rurais.
“A parceria estabelecida entre a Copasul e a Fundação MS representa um marco significativo para o agronegócio do Mato Grosso do Sul. Essa colaboração estratégica nos permite ampliar conhecimento, acessar tecnologias inovadoras e oferecer soluções ainda mais eficientes. Estamos comprometidos em promover o avanço tecnológico, disseminar boas práticas e contribuir para o crescimento sustentável do setor”, afirma.
Já para o gerente comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, estar dentro da maior feira do agronegócio do MS e trazer temas relevantes facilita a comunicação entre os cooperados principalmente em ocasiões onde o mercado pode oscilar.
“É sempre difícil esse momento de transição de preço. E como a safra está pouco comercializada, está sendo uma decisão muito mais complexa para o produtor. Mas dentro das melhores práticas, a Copasul quer colaborar para que ele tome a melhor decisão. Então devemos unir forças e trazer o que tiver de melhor no mercado”, finaliza.
Durante todo o Showtec, o stand da Copasul foi palco de palestras, já no primeiro dia, Aldo Lobo, economista pela PUC-PR, e Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC, debateram as Perspectivas de produção e preços. No dia 24 foi a vez de Laércio Dalla Vecchia, produtor rural campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB, Maurício de Bortoli, engenheiro agrônomo pela UFSM e Willian Matté, engenheiro agrônomo sócio-proprietário do grupo MEC, debaterem sobre as lavouras de alta performance.
Showtec
Com fila de expositores para o próximo ano, o maior evento agro de Mato Grosso do Sul, o Showtec 2023, finalizou a edição com aproximadamente R$600 milhões em negócios, em três dias de evento.
O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
Texto: Geliel Oliveira / Agro Agência
Foto: Copasul