Evento promovido pela cooperativa contou com cerca de 80 pessoas e ampliou debates sobre solo, milho, pragas e doenças
09/12/2021 14h00 – Por: Fundação MS
Visando os preparativos para a 2ª safra 2022, a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul) promoveu o evento Reunião dos Produtores, que aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês, em Naviraí e Maracaju, respectivamente, com palestras realizadas pelos pesquisadores da Fundação MS. As apresentações incluíram uma série de fatores que implicam no desenvolvimento do milho e culturas de segunda safra, desde nutrição em área com perfil de solo, posicionamento de híbridos, percevejo barriga-verde (Diceraeus melacanthus), inseticidas químicos e biológicos contra a cigarrinha (Daubulus maidis) e mancha branca.
Participaram das palestras em Naviraí os pesquisadores dos setores de Fitotecnia Milho e Sorgo, Dr. André Lourenção, e Manejo e Fertilidade do Solo, Dr. Douglas Gitti. Já os palestrantes do evento em Maracaju foram os pesquisadores Dr. Luciano Del Bem Junior, da área de Herbologia/Entomologia, e Dra. Ana Cláudia Ruschel Mochko, do departamento de Fitopatologia/Nematologia.
Os resultados apresentados foram obtidos com trabalhos de pesquisa conduzidos durante a última safrinha em Mato Grosso do Sul, com análise do comportamento das culturas, pragas e doenças em ambientes diversos, ampliando as possibilidades de levar melhor conhecimento para os produtores que possuem propriedades com características que se assemelham ou que sejam iguais as realizadas no estudo.
Com os trabalhos realizados pela Fundação MS avançando em todo o Mato Grosso do Sul, os pesquisadores demonstraram que a influência entre as culturas é bastante significativa. O milho, por exemplo, possui impacto significativo para a soja, principal produto agrícola do estado. As culturas de cobertura e os sistemas de produção existentes na segunda safra também estão proporcionando resultados expressivos para a leguminosa.
A diversificação do plantio nos últimos 10 anos, possibilitou um crescimento de 100% no uso e ocupação do solo, conforme dados apresentados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) na primeira safra 20/21, passando de 1,7 milhão/ha para 3,5 milhões/ha.
Esse avanço, principalmente em áreas do Centro-Sul do estado, reforçam os trabalhos desenvolvidos pela Fundação MS, que, com Unidades de Pesquisa em 14 municípios, somando mais de 30 mil parcelas, impactam mais de 2,5 milhões/ha.
A Reunião dos Produtores é um programa que se iniciou em fevereiro 2008, quando a Copasul inaugurou a nova sede, em Naviraí. O intuito inicial era reuniões pontuais para resoluções de demandas simples, mas acabou se tornando um dos momentos mais importantes para troca de conhecimentos e alinhamento de assuntos importantes.
Atualmente, o encontro acontece na primeira segunda-feira de cada mês e é palco de apresentações de palestras técnicas, assuntos internos da Copasul e alinhamentos importantes para as safras.