Abaixo da superfície do solo, pesquisadores apresentarão alternativas sustentáveis para maior produtividade nas lavouras
Repetindo o sucesso das edições anteriores, o 27º Showtec terá entre suas atrações técnicas as trincheiras, que possibilitam aos pesquisadores mostrar, abaixo da superfície do solo, o impacto das ações empregadas durante o cultivo dos grãos ou de outras culturas. O Showtec, maior evento agro de Mato Grosso do Sul, neste ano acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio, na sede da Fundação MS, em Maracaju.
“As trincheiras são alternativas visuais para que o agricultor compreenda as culturas da forma mais completa possível. Elas possuem profundidade suficiente para que os pesquisadores e participantes do Showtec circulem e possam avaliar o que acontece com o solo e as raízes, de acordo com o manejo aplicado naquela cultura”, explica o pesquisador da Fundação MS e coordenador geral do Showtec, André Lourenção.
Nos dias 21 e 22 de maio acontecerão painéis, em que diferentes pesquisadores, de dentro das trincheiras, terão interação direta com o público. No primeiro dia, os temas abordados serão “adubação na medida certa para altas produtividades do sistema soja-milho safrinha” e “coberturas vegetais de outono-inverno para altas produtividades da soja”. Já no segundo dia, os temas serão: “matéria orgânica – combatendo o alumínio tóxico no solo” e “diversificando raízes e armazenando água no solo”.
O engenheiro agrônomo e doutor pela UEL, Ricardo Ralisch, será o palestrante do tema “diversificando raízes e armazenando água no solo”. Segundo ele, quem estiver na trincheira entenderá como é importante preservar a fertilidade do solo. “A melhor forma de preservar a fertilidade do solo é aumentando a diversidade de plantas nos sistemas de produção, com isto, diversificando as raízes, o que aumenta a biodiversidade do solo, promovendo a porosidade que melhora o movimento e a retenção de água”, explica.
Entre as novidades que Ralisch deve dividir com os participantes do Showtec, estão os resultados das últimas pesquisas relacionadas à porosidade do solo. “Estudos recentes identificaram que, de todos os parâmetros do solo, o que mais se relaciona com a produtividade das plantas é a sua porosidade. Ou seja, sua estrutura, que quando preservada, propicia uma boa porosidade e possibilita um bom armazenamento de água”.
Também agrônomo, o doutor da Fundação ABC, Gabriel Barth, trabalhará na trincheira o tema: “coberturas vegetais de outono-inverno para altas produtividades da soja”. Na apresentação, ele abordará resultados de culturas como aveia, centeio, nabo e o chamado mix de plantas, como alternativas ao milho safrinha. “Essas culturas podem estimular um impacto de até 10 sacos de soja a mais. O agricultor que participar do Showtec conseguirá avaliar as estratégias necessárias na escolha das coberturas, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma delas, bem como o potencial da produção em massa e a resposta na produtividade na cultura da soja”, finaliza.
Diego Silva – Agro Agência